quinta-feira, 2 de julho de 2015

ANATOMIA DE NOSSO PEITORAL!

O peitoral maior é um músculo em forma de leque que possui duas cabeças. A cabeça clavicular superior tem origem na clavícula, e a cabeça esternal inferior tem origem no esterno "(esterno é um osso do peito)".

As duas cabeças avançam em uma direção externa por meio da parede torácica, fundindo-se em um único tendão que se insere no úmero, o osso do braço.
À medida que o músculo se insere, o tendão sofre torção, de tal modo que a cabeça superior se prende em um ponto abaixo da cabeça inferior.
Quando o músculo peitoral se contrai, ocorre movimento na articulação do ombro.
O peitoral maior promove adução, flexão e rotação interna do braço, e, dessa forma, movimenta o braço para a frente e transversalmente ao tórax durante os movimentos como flexão ou extensão no solo ou de “abraço de urso”.
Embora o músculo exiba apenas duas divisões anatômicas, funcionalmente pode-se considerar que tenha três seções (superior, média e inferior), dependendo do ângulo de movimentação do braço.

(imagem meramente ilustrativa)

Com a mudança de posição-da-articulação do ombro certas fibras do músculo peitoral ficam em melhor vantagem mecânica para a criação de movimento, outras fibras do músculo do peito ainda continuam ativas, mas não são capazes de contrair-se tanto, por causa do posição do ombro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário